top of page

Inteligência empresarial: passo a passo para pensar com clareza

Atualizado: 28 de mar.


executivo de inteligencia empresarial olhando para resultado de gráfico

Inteligência empresarial é muito mais do que uma ferramenta: é um guia estratégico para empresas que desejam navegar com clareza em um mar de dados. 

Imagine ter à sua disposição um diagnóstico organizacional que mais parece um mapa, que revela todos os contornos do seu negócio, apontando direções claras para o sucesso. 

Essa é a promessa da inteligência empresarial, uma ciência que transforma dados em insights acionáveis. 

Neste artigo, exploraremos o poder da inteligência empresarial e como você pode implementá-la passo a passo para transformar sua organização.

O que é inteligência empresarial?

Em poucas palavras, a inteligência empresarial é uma ciência que permite a visualização de dados ou representações gráficas.

Essa possibilidade ajuda empresas a traduzir todas as informações relacionadas ao seu funcionamento em combustível para tomada de decisões mais assertivas. 

O que essa aparentemente simples visualização de dados permite é explorar detalhes em todos os níveis que são realmente importantes. 

Como? Ela ajuda a identificar sua situação atual com outputs claros. É como ter uma noção que você nunca teve antes sobre como está a saúde do seu negócio.

Quando os dados são visualizados sob a forma de orientações, fica mais fácil identificar características do seu momento atual, e isso é o primeiro passo para atingir objetivos.

Na prática, sabe-se que se tem um business intelligence moderno quando os dados são usados para alimentar iniciativas de mudança, para eliminar ineficiências e se preparar para novas conquistas.

As ferramentas mais modernas de BI dão prioridade a:

  • análise de todos os aspectos de uma organização;

  • informações sob forma de relatórios organizacionais gerados por IA

  • uma maior velocidade em que novos insights podem ser gerados.

Sobre seu surgimento, a inteligência empresarial nasceu nos anos 60, quando tinha como objetivo simplesmente compartilhar informações entre organizações. 

Foi só no final dos 80's  que os modelos informáticos para a tomada de decisões começaram a ganhar corpo. 

Mas a busca sempre foi a mesma: transformando dados em conhecimento.

A inteligência empresarial moderna combina a análise empresarial, a extração e a visualização de dados para oferecer as melhores práticas capazes de ajudar as organizações a, em simples palavras: serem melhores amanhã do que são hoje.

Benefícios da inteligência empresarial

O que não falta são motivos para que a sua empresa comece a trabalhar com uma ferramenta de inteligência empresarial. 

Crescer ou escalar?

Você pode estar em dúvidas se é melhor escalar suas operações ou investir no crescimento da estrutura do seu negócio. Com um diagnóstico empresarial pronto, fica mais fácil saber qual é a melhor opção. 

Qual é sua fase de vida?

Também há casos onde a necessidade de informações passa por questões relacionadas à maturidade empresarial. 

Análises sobre a performance, governança, gestão ou mesmo a posição no mercado são particularmente beneficiadas por um relatório organizacional de BI.

Fusões e Aquisições

Indo um pouco mais além, em momentos de M&A (Mergers and Acquisitions, ou Fusões e Aquisições). 

Nestes casos a prática de due dilligence apoiada por BI é essencial para que a empresa compradora tenha pleno conhecimento do negócio que está por adquirir.

Um plano de ação pronto para sua empresa

Seguindo com a lista de benefícios da inteligência empresarial, uma análise baseada em dados também é útil quando faz-se urgente contar com um plano de ação pronto capaz de guiar os próximos passos rumo aos objetivos. 

Mais valor de negócio? Conte com a Inteligência Empresarial!

Seja qual for o caso de uso, a inteligência empresarial é um valor de negócio fundamental: é difícil encontrar áreas de uma organização que não se beneficiem do fato de ter melhores insights para trabalhar.

Em suma, a inteligência empresarial surgiu para dar suporte às decisões

Ela é o remédio para análises de dados imprecisas, insuficientes ou mesmo para enterrar de vez as decisões baseadas meramente em intuição ou experiência.

Em vez de recorrer a palpites, sua empresa pode basear as decisões no que os dados da empresa estão dizendo, ou até gritando. 

Acontece que nem sempre os gestores têm tempo para entender o que os dados mostram.

Mas, quando o seu negócio trabalha com inteligência, vocês podem contar com os meios para criar uma estratégia de negócios baseada em informação.

Entre suas outras aplicações, encontramos:

  • Desenvolvimento de uma cultura data-driven, que tende a melhorar o desempenho e a obter vantagens competitivas.

  • Incremento  do ROI por meio de uma profunda compreensão do negócio e da atribuição inteligente de recursos para atingir objetivos estratégicos.

  • Mais clareza sobre o comportamento, as preferências e as tendências da sua gestão atual.  Um diagnóstico empresarial ajuda a utilizar as informações para melhor orientar os colaboradores para trabalharem de forma ordenada.

  • Entendimento preciso sobre onde é preciso investir recursos para potencializar o desenvolvimento. Ou seja, colocar dinheiro  em capacitações, na contratação de executivos, na expansão das unidades, etc.

  • Monitoramento as operações comerciais e corrigir ou fazer melhorias numa base contínua, apoiados pelos insights que os dados descobrem.

Inteligência empresarial passo a passo

Aplicar inteligência empresarial no seu negócio não precisa ser um longo e demorado processo.

Se essa é a primeira vez que você procura uma forma de entender a sua organização profundamente a partir de dados, você vai precisar de uma ferramenta de diagnóstico organizacional.

Mesmo assim, antes de escolher a sua plataforma de análise de negócios, siga os passos abaixo.

1. Defina seus objetivos

Antes de mergulhar no processo de implementação de uma ferramenta de análise organizacional, comece definindo os seus objetivos.

Queira você saber o valor de sua empresa, avaliar se é possível escalar operações, investir em treinamentos ou aprimorar a gestão, tenha isso claro. 

2. Reúna seus representantes

Ninguém pode saber absolutamente tudo sobre sua própria empresa ou a organização onde trabalha. 

Por isso, reunir as principais cabeças pensantes de sua empresa é importante, já que a ferramenta de análise empresarial precisa de inputs sobre várias áreas de seu negócio. 

Fornecendo informações de qualidade, os dados proporcionados podem entregar a melhor visão possível de seu negócio. 

3. Realização do Assessment 

Comece preenchendo um formulário abrangente que delineie seus objetivos e forneça dados relevantes sobre o seu negócio. 

Essas informações são a base para a ferramenta de diagnóstico, que utiliza algoritmos de IA para oferecer análises precisas e recomendações estratégicas.

4. Definição do nível de maturidade 

Pode ficar tranquilo, daqui por diante, quem faz o trabalho somos nós!

Nossos algoritmos de IA processam os dados coletados para gerar um diagnóstico organizacional abrangente, categorizando-o em diferentes dimensões, incluindo Fase & Vida, Gestão & Governança e Valor & Performance.

5. Relatórios de diagnóstico e comparativos

Combinamos as análises das três dimensões mencionadas anteriormente para criar relatórios detalhados que proporcionam uma visão holística da situação da sua empresa. 

Esses relatórios são fundamentais para identificar oportunidades de crescimento, validar estratégias existentes ou ajudar na criação de novas oportunidades.

6. Direcionamento de Prioridades

Após revisar o relatório final, você receberá um plano de ação personalizado que destaca as iniciativas prioritárias para elevar a maturidade da sua empresa. 

Essas recomendações são fundamentadas em dados e insights, proporcionando uma base sólida para o crescimento e o sucesso contínuos.

Considerações finais 

Implementar inteligência empresarial não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para as empresas que buscam se destacar em um mercado competitivo. 

Com nossa ferramenta de diagnóstico organizacional, alimentada por algoritmos de IA e comprovada pelos depoimentos de clientes satisfeitos, estamos comprometidos em impulsionar o sucesso das organizações. 

Comece você também a sua jornada rumo ao crescimento e à excelência empresarial! Faça seu teste totalmente gratuito na Raisy.





Comentarios


bottom of page